6 Habilidades comportamentais necessárias ao Product Owner

Além das habilidades técnicas, qualquer função exige habilidades comportamentais. Na minha vivência como PO, percebi que algumas habilidades são muito exigidas nas tarefas cotidianas. Segue as 6 que considero principais:

Organização

O PO tem o desafio de transformar o mundo real – abstrato, confuso e incerto – em algo concreto. As ideias que habitam a cabeça dos stackeholders devem se materializar em pequenas histórias, permitindo a estimativa e priorização. Desta forma, monta-se o roadmap e backlog.

O trabalho do PO não termina por aí. O mundo real não é um cachorro que você deixa na coleira, vai embora e ele continua lá. Ele é mais parecido com o cachorro Marley, do filme Marley e Eu, que deixa a casa em um estado irreconhecível quando os donos chegam à noite. Se o PO esquecer o backlog por muito tempo, provavelmente ele estará irreconhecível quando for revisitá-lo.

Por isso, o PO deve ter a disciplina de sempre manter seus artefatos arrumados. Isto requer organização.

Negociação

Nem sempre os stackeholders concordam sobre tudo, na verdade o mais provável é que discordem. Não é de se espantar que o interesse do seu chefe, dos investidores, do time de desenvolvimento, dos clientes e dos usuários sejam conflitantes. O PO é a pessoa que entende todos os interesses e tenta chegar ao melhor rumo para o produto.

Depois que o PO analisa todos os pontos de vista e chega a uma definição, ele precisa de habilidade para negociar com as diferentes partes. A discussão pode girar em torno do que deve ser feito, de quando vai ser entregue ou de quanto vai custar.

Ter sucesso em uma negociação não necessariamente é levar a maior vantagem possível, mas chegar ao bem comum, garantindo seus interesses. A palavra chave para o sucesso em negociações é preparação. Se você estiver seguro dos motivos de sua posição, entender o lado de seu interlocutor e saber até onde é possível ceder, provavelmente se sairá bem.

Empatia

Antes de definir os rumos do produto e até os detalhes de seu funcionamento, é preciso entender se as necessidades dos stackeholders estão sendo satisfeitas, principalmente as dos usuários. Para isso, é preciso ter empatia, conseguir se colocar no lugar do outro e entender o que é necessário e o que é supérfluo.

Uma dica é beber na fonte do Design Thinking, que é certeiro na prática da empatia.

Comunicação

Isto é o que o PO mais faz em sua função. Ele deve garantir a transparência do projeto para os stackeholders, para que todos saibam de seu andamento e das dificuldades encontradas.

Além disso, escrever histórias de usuário também é uma forma de comunicação, mesmo que escrita em vez de oral. A habilidade de escrever bem também faz parte da habilidade de se comunicar.

O PO é o ponto de contato do time de desenvolvimento, portanto não se admira que a habilidade de comunicação seja essencial.

Capacidade de aprendizado

Assim como em qualquer profissão, o aprendizado do PO deve ser constante.

O PO deve conhecer muito bem seu produto e o negócio a que está inserido, sem falar no próprio conhecimento de agilidade e da função de Product Owner.

Não existe momento em que se saiba tudo, sempre é possível e necessário aprender mais. O estudo é como uma escada que permite que se olhe por cima do muro, para então perceber que ainda há muitos outros muros. Mas não se decepcione, isto é muito melhor do que bater com a cara no muro.

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