Inspirado no livro Fit For Purpose, de David J Anderson e Alexei Zheglov
Assim como as espécies se adaptam ao meio ambiente ao longo do tempo, desse modo também funcionam os produtos e serviços. Aqueles que são bem adaptados produzem uma situação de ganha-ganha-ganha: clientes satisfeitos, funcionários felizes e bons resultados econômicos.
A tendência é que os produtos pouco adaptados percam mercado para os produtos mais adaptados. Assim como a natureza, sempre em mudança, estão os mercados. Portanto, para continuar adaptado é necessário mudança contínua.
Quem se adaptou muito bem ao seu ambiente foram os táxis de Londres. Apesar de não nascerem adaptados, com o tempo foram se ajustando até entrarem em sintonia com a cidade. Atualmente, os táxis tem o formato ideal para fazer curvas nas estreitas ruas da cidade, além de permitirem grande espaço para bagagens. O fato das bagagens irem junto aos passageiros economiza tempo, pois o motorista não precisa sair do carro para abrir mala, sendo assim possível fazer embarques e desembarques mais rápidos. Além disso tudo, é obrigatório passar por uma preparação de dois anos antes de ser taxista em Londres. Os motoristas conhecem muito bem a cidade e suas ruas e são muito orgulhosos de seu profissionalismo.
O Uber chegou em Londres, assim como em muitas cidades do mundo. Mas por lá o impacto nos taxistas não foi tão grande. Altamente adaptados ao seu ambiente, o táxi resistiu ao novo serviço que chegou para competir.
Para um produto ou serviço ser adaptado a seu ambiente, é preciso que seu design, implementação e entrega atendam aos seus propósitos. O táxi de Londres tem um bom design, por causa das características do carro; tem uma boa implementação, pois levam o cliente a seu destino com raros erros de percurso; e tem boa entrega, pois os motoristas se portam de maneira profissional e fazem do táxi um ambiente agradável. A falha de um desses fatores – design, implementação ou entrega – pode arruinar o sucesso do serviço.
O segredo para conseguir boa adaptação é conhecer o seu cliente. Só é possível saber se o design, implementação e entrega atendem ao seu propósito se este for bem conhecido. Esta é a chave para se manter adaptado.
Deixe um comentário