O que faz um PO?

PO é o Product Owner, ou seja, o dono do produto.

Antes de entender o que faz o dono do produto, é preciso entender o que é um produto.

Produto é algo que veio para resolver o problema de alguém. É o iPod que foi lançado quando você queria ouvir música sem ter que carregar caixas e caixas de CD; é o biscoito que mata aquela sua fominha da tarde; é o álbum de fotos do seu casamento, que vai ajudar a eternizar aquele momento.

Quando falamos de produto, na verdade estamos falando de pessoas. De enxergar o que poderia melhorar a vida de alguém e oferecer uma solução.

O dono do produto é aquele que entende o seu produto e seu cliente. É aquele que sabe traduzir a necessidade de alguém para algo concreto.

A palavra dono às vezes leva a uma falta de compreensão do que faz o PO. Afinal, no senso comum, dono é aquele que faz o que quer com aquilo que possui. Dono seria aquele que manda. Mas quando falamos de metodologias ágeis, a palavra dono significa outra coisa. Dono seria o decisor: aquele que diz o que o produto deve e não deve ter. Ele não diz como deve ser feito e nem quem exatamente vai fazer. Ele não é responsável pela produtividade da equipe ou pelo trabalho dos outros. O compromisso dele é com a eficácia: o produto está seguindo seu propósito e resolvendo a necessidade do cliente?

Falar do trabalho do PO é falar de empatia, design thinking, métricas relevantes, comunicação, conhecimento do negócio e do produto, teste de hipótese, escrita de histórias de usuário, priorização de tarefas e muito mais.

Nos próximos posts vou falar um pouco disso tudo, assim como, o que o PO deve saber e que habilidades deve ter. Até mais!

Deixe um comentário